sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Conheça a ti mesmo

Somos todos artistas.
A forma como nos expressamos é uma arte.
Nos expressamos todos os dias, a todo momento, desde que nascemos. Ainda que não falemos, nossos olhares expressam nossos sentimentos. Portanto, somos artistas.
A arte foi deixada de lado em detrimento da rotina de estudos, da rotina laboral, da rotina que nós mesmos criamos para termos uma certeza de como será o dia seguinte.
Poucos ganham o dinheiro para a vida, vivendo de arte.
Mas o que seria nosso fingimento em dizer que adoramos levantar 6 da manhã para viver rotinas que nem sempre queremos, senão, a arte de saber levar a vida?
Toda profissão exige seu nível de criatividade. Se não a utilizarmos, seremos mortos em cápsulas de carne viva.
A vida exige criatividade. Criatividade para solucionarmos problemas, para lutarmos contra nossos fantasmas, para superarmos nossos obstáculos internos, que nós mesmos criamos. Criatividade para enxergar coisas que não conseguiríamos se não tivéssemos pensado por dias e noites sobre aquilo que nos incomodava.
Consigo ver o valor na simpatia das pessoas. Me falta simpatia pela timidez.
Mas admiro o carisma dos ambulantes que entram no ônibus, dispostos a me convencer a comprar uma barrinha de cereal. Eles são artistas no palco da vida.
São artistas que possuem coragem e simpatia para falar com um público, que muitos de nós, acadêmicos, não temos ao apresentar um trabalhinho pequeno de primeiro período.
São pessoas brilhantes que não desistem, enquanto muitos de nós, estudantes, achamos que não teremos solução.
A escrita é minha melhor maneira de expressão.
Amo pela escrita, odeio pela escrita, construo pela escrita e destruo pela escrita.
Não seria um ato de covardia me esconder atrás de uma folha de papel antes de dizer aquilo que eu realmente estou pensando? Ou seria um ato nobre, de evitar a discussão e estimular a reflexão?
Nenhum ser humano será preparado o suficiente para se erguer nos mais solidificados argumentos numa discussão cheia de emoção. Nenhum ser humano é capaz de julgar o que o outro faz e ainda assim, o julgamos. Pelo menos atrás de uma folha de papel, temos a chance de pensarmos bem antes de cometermos injustiças impensadas com aqueles que amamos.
E assim, a fala se torna arte gravada, e poderá ser lida, relida, refletida, por tantas vezes.
A escrita clareia a mente de labirintite emocional no mar dos sentimentos. O que é um problema interno que precisa ser resolvido e o que é um problema externo que afetou o seu eu interior?
Somos todos seres pensantes, porém muitos ignoram o balanço do mar emocional. Muitos ignoram suas mudanças internas e vivem à superficialidade de um mundo de prazeres momentâneos.
Parar para se conhecer também é uma arte. Dá trabalho.
Se todos tivessem o mesmo estímulo que o mercado nos dá para trabalhar a la "another brick in the wall", para a arte, para a demonstração de sentimentos através da escrita, da música, da pintura, da dança, seja lá o que for, seríamos grandes artistas reconhecidos e todos nos entenderiam melhor. Acredito que seríamos pessoas mais centradas.
O mundo que seres humanos criaram é para fugir dos fantasmas internos, para no ocupar ao máximo do tempo para que não reflitamos sobre nós mesmos e façamos aquilo que é interessante para o mercado.
Fujamos desse mundo doentio e façamos a nossa dança. Vamos produzir, porém conscientes de somos ainda seres dotados de autonomia, dignos de respeito e grandes artistas!
Não nos deixemos abalar pela falta de expressão que nossos companheiros possuem. Cada ser vem dotado de uma carga única de emoções, combinadas ao longo do tempo. Os veja como artistas em sua personalidade. Artistas felizes ou infelizes, calmos ou angustiados...

O título desta postagem vai para a banda de um amigo meu, Maieuttica.
Escolhi o título por pensar que o objetivo deste blog é o autoconhecimento. É explorar a capacidade reflexiva de um ser humano e buscar melhores interpretações para o mundo que a sociedade deixou para nós. Um mundo de incertezas, sobrecargas e ansiedades. Um mundo de prazeres imediatos e de emoções explosivas. Um mundo de desigualdades sociais. Um mundo de superficialidade de fotos numa timeline, onde todos precisam ser obrigatoriamente felizes. Um mundo onde poucos produzem e muitos reproduzem. Mas também, um mundo ainda assim, melhor que o de antes.
Saibamos lidar com os conflitos atuais. Antes eram guerras por pão, hoje são os desafios impostos por nós e sobre nós e as formas como vamos conseguir passar por eles. Cada época possui seus traumas, saibamos ultrapassar os nossos.

Conheça a ti mesmo.

Sejam bem vindos, grandes artistas!


 

2 comentários:

  1. Li sua historia, do verdadeiro lado da vida de um ansioso na Obvious, aí vim para o seu blog, e eu nunca tinha entrado em um kk, mas.. queria te dar os parabens, n sei se estou dizendo isso apenas por me identificar MUITO, mas isso é muito bom, isso me da esperança, ver um ser humano pensante que parece viver eticamente, é muito gratificante, serio, nao sei oq vc faz da vida nem oq quer, mas.. assim como a minha, acredito que sua vida será levemente superior ao ver a simplicidade nas pequenas coisas, porem, talvez um pouco mais complicada por querer usar a razao, ja que em nossa sociedade ainda n se aprendeu dialogar uns com os outros, e enchergam um debate como uma luta de ufc,e.. descobri que esse é, acredito que o unico maleficio do conhecimento e da razao, do que adianta te-los se n podemos usar? Abraço e boa sorte :))

    ResponderExcluir